Mas é grande ganho a piedade com contentamento.1 Timóteo 6:6
Uma das grandes dificuldades para o cristão é que no mundo em que vivemos, tudo tem seu preço. De maneira que para sermos respeitadas e admiradas é necessário o acumulo de 'bens', sejam eles materiais ou não.
No entanto, mesmo sabendo que não devemos nos submeter a tirania mundana, sem perceber, somos enganadas pela mentira vestida de "verdade".
A recomendação do contexto desse verso é que nos acomodemos as coisas simples para que o querer ou o ter muito não corrompa os nossos corações.
Realmente há um deficiência de cristãos de corações simples, que imitem o seu Deus que em todo o seu poder e glória nos mostrou o que é ser verdadeiramente um humilde servo na pessoa de Cristo.
Paulo alerta sobre a forma errada que algumas pessoas daquela época pensavam, fazendo do evangelho um comércio, como se a piedade fosse uma mera fonte de enriquecimento.
E embora estivessem certos de que a piedade é de fato uma imensurável fonte de lucro, não se trata de lucros que a traça e a ferrugem corroem, mas sim de uma plena e perfeita fonte que nos leva a desfrutar das 'riquezas' de Cristo.
Não só isso mais essa verdadeira piedade vem de mãos dadas com o contentamento que é a um estado de satisfação constante.
A piedade com contentamento proporciona a nós um espírito feliz e tranquilo, diferente do que fazem o restante das pessoas que são aficionadas por um pouco de vantagem humana para se sentirem recompensadas.
Por isso, independente do estado em que nos encontramos, devemos estar satisfeitas com o que temos.
Buscar em Deus piedade e contentamento é uma questão de prioridade, colocar em primeiro lugar a comunhão com Ele é indispensável para termos uma fé reverente que se expressa no temor e na alegre obediência a esse Deus.
Aquele que tem Deus por seu amigo, e o céu por seu lar, pode esperar por suas boas coisas ou bem aventuranças, e se satisfazer com o pouco aqui embaixo. J. C. Ryle
0 comentários