O Que há de Errado Comigo? Uma Exortação a Jovens Solteiras

Por Liliani Modesto - maio 22, 2017



Falar de coisas que escapam do nosso controle é difícil, porém, Deus sempre tem uma palava de ânimo e consolo para os nossos corações, para nos fazer atravessar os tempos de crise.

Como analogia à vida cristã, gosto do exemplo do Apóstolo Pedro andando sobre o mar, para começar a falar sobre o assunto, porque expressa bem a caminhada cristã.

Andar sobre o mar é algo impossível aos olhos humanos; primeiro pelo fato de ser água, pois não conseguimos nos firmar sobre ela. Consequentemente é cheio de incertezas, pois você não sabe qual o tamanho da onda seguinte, ou os animais que intentarão contra você, ou quando e por quanto tempo será o tempo de bonança e/ou de tempestade. Tudo o que você sabe é que precisa andar com os olhos fixos em Jesus, e isso não quer dizer ausência de dificuldades, mas certeza de chegar até o céu por meio do caminho.

Toda nossa mente e coração devem estar empenhados em olhar, seguir e adorar a Deus, e quando isso não acontece, nos distraímos – como Pedro – e a partir daí há inquietação na nossa alma.

O fato de não estar casada e desejar um casamento não é um problema, mais o fato desse desejo consumir seus pensamentos e abalar a sua fé, sim, é um problema!

Desejos são lícitos, se forem santos e justos. No entanto, desejos nunca podem tomar proporções que nos desestruture de alguma forma. Ou pior ainda, tire a alegria de nossa salvação.

É justo desejar ter filhos, mas é errado quando o desejo pelos filhos se torna um alvo para autossatisfação. Pois nossa satisfação plena, como sabemos, está somente em Cristo.

Esses desejos não alcançados em sua maioria pedem uma explicação, e então começamos a nos questionar: Porque não consigo isso? Porque não tenho aquilo? Porque? Porque?

E as repostas são sempre essas: As pessoas são o problema!, Eu sou o problema!… Deus é o problema!

“- Os outros são o problema porque os homens são imaturos e só ligam pra estética.”
“- Eu sou o problema por causa do meio jeito, do meu corpo ou da minha deficiência.”
“- Deus é o problema, porque Ele não tem ouvido minhas orações – que mudam constantemente sobre esse assunto.”

Esses são claros sinais de que seu desejo tomou proporções ‘erradas e perigosas’.

E o que fazer então?

Arrependa-se! E busque em Deus o equilíbrio de suas emoções novamente. Ele trará consolo ao seu coração e te mostrará um caminho mais excelente… O amor de Deus por você.

E depois?

Deixo pra você uma sabia recomendação do Apóstolo Paulo para guardar seu coração de se distrair com essas coisas.

O solteiro cuida das coisas do Senhor, e em como há de agradar ao Senhor; 1 Coríntios 7:32 (ACF)


Bem no início do verso, Paulo diz:



"Gostaria de vê-los livres de preocupações (NVI)."

Obviamente um casamento requer mais cuidado com o cônjuge, o lar, os filhos, as finanças e tantas outras coisas. O fato de marido e mulher serem um, implica em muitas decisões que temos que tomar e tantas outras que ‘não podemos tomar’. Paulo era solteiro e como solteiro ele sabia do privilégio que era ter tempo e força disponível para trabalhar para Deus.

Entretanto devo alertá-la sobre o perigo do ativismo superficial.

É possível que você até entenda essa exortação, mais caia em outro engano que é o de começar a trabalhar de forma desenfreada na igreja como se não ouve-se amanhã, achando que o fato de trabalhar tirará essa preocupação do seu coração. Mas você logo se verá frustrada, porque não é isso que vai acontecer.

Você precisa todos os dias entregar o desejo de se casar a Deus, sem deixar que esse desejo continue a te dominar e a ocupar um espaço que não pertence a ele.

Meu conselho para você é que ore e medite nas Escrituras.
Mais isso é tão obvio!

Talvez você esperasse que eu te dissesse sobre 7 passos para vencer a ansiedade, ou 5 dicas para ter mais autoestima … mas não.

Ore para que seu relacionamento com Deus seja pleno, de forma que nada mais importe, a não ser agradar a Ele, e para que o amor d’Ele seja suficiente para você.

Medite na escritura para que através dela seus pensamentos e coração sejam guardados dessas ansiedades que podem abalar sua fé.

No mais, termino com uma frase de Leslie Ludy, autora – junto com seu marido – do livro Romance a maneira de Deus.



Tenha você dezesseis ou sessenta anos, não faz diferença. Deus
preocupa-se mais com esta área de sua vida do que você.


  • Compartilhe:

Não deixe de ler também...

2 comentários

  1. Olá! Gosto dos seus textos. Que Deus continue te capacitando.

    cafeebonslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida. Que Deus abençoe muito você também. Que Ele a cada dia te de bom ânimo e sabedoria, para que possa continuar sua caminhada abençoando todas as pessoas que encontrar.

      Excluir