A Instrução que vem de Deus

Por Liliani Modesto - maio 13, 2017



As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:3-5


Realmente a deficiência de referencial tem causado muitos danos em nossa geração. Parece que as mulheres simples, humildes e idôneas estão desaparecendo, porque a vaidade em todo seu âmbito tem corrompido o coração de muitas, pervertendo sua real característica.

Essa prática ordenada pela Escritura não é mais uma realidade na maioria das igrejas. E isso tem causado sérios problemas.

Por mais que sejamos mulheres maduras de 20 ou 30 anos de idade, nada supera a experiência de uma vida inteira com Deus. E isso deve ser sempre levado em consideração.

Ao longo do caminho, mulheres mais velhas fizeram muita diferença em minha vida e fazem até hoje. A começar pela nossa família, andar ao lado de mulheres que já passaram quase todas as fazes da vida é se precaver e evitar muitas dores, tristezas, problemas e perigos.

Mulheres essas que como dizem as Escrituras: São mestras do bem.

Costumo brincar com algumas delas que, quando eu crescer quero ser igual a elas;

Uma mãe de quatro filhos de bom testemunho, que me ensina como é bom ser zelosa com as coisas de Deus na criação de seus filhos; outra que é um exemplo de boa disposição que me ensina o precioso valor da hospitalidade; outra uma mulher bem-sucedida profissionalmente que é um exemplo de submissão; outra um exemplo de elegância e modéstia mesmo na sua idade; e outra que já em idade avançada nunca se casou e não fez disso um fim, mais, doou toda a sua vida pra servir o seu Deus.

Poderia citar tantas outras! Tantas mulheres que não fazem nem ideia do impacto que causam na vida de pessoas como eu.

Só essas mulheres têm experiência suficiente para nos ensinar o valor da prudência e moderação, que são opostas a vaidade comum de nossa juventude; a sermos temperadas em nossas opiniões, sentimentos e comportamento.


A recomendação aqui é a mesma que Paulo fez aos Coríntios, quando disse: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo 1 Coríntios 11:1.


O significado de instruir nesse verso é o de se sujeitar a um processo de ensino e de cultivar um relacionamento.

Se submeter ao ensino de uma pessoa mais velha, talvez seja um dos maiores exercícios de humildade que podemos ter como mulheres; pois abrimos mão de toda nossa “sabedoria” para deixarmos que outras pessoas mais sabias e simples, coloquem o dedo em nossas feridas a fim de que sejamos saradas de todo nosso falso conceito e inexperiência.

Nessa simples atitude, de cumprir as escrituras, está escondida a maturidade cristã feminina. Nosso Deus é sábio em tudo quanto faz. E Ele sabe muito bem que há grande riqueza e proveito, em as mais velhas ensinarem as mais novas e as mais novas se submeterem humildemente ao ensino das mais velhas.

Mulheres mais velhas não arredam para si o predicado da perfeição, Mais elas já trilharam boa parte do caminho que ainda vamos trilhar; E como já disse, isso ira fazer muita diferença na nossa caminhada cristã.

Costumo dizer que nada na escritura está la por acaso. Porque acredito que uma hora ou outra, aquilo que parece ser só um pequeno conselho para nós, nos salvará de muitos perigos e tentações.

Por isso, confiemos e desfrutemos, dos meios de graça dados por Deus, porque como costuma dizer meu pastor: “Deus já nos deu tudo pronto!”



  • Compartilhe:

Não deixe de ler também...

0 comentários