Resenha: Celebração do Matrimônio, Edith Schaeffer

Por Liliani Modesto - setembro 10, 2018


“É necessário tempo para encontrarmos motivos para expressarmos o nosso amor, para refletirmos sobre estes motivos, e para manifestarmos a nossa apreciação de alguém através de palavras. Podemos gastar tanto “tempo” na contemplação dos erros um do outro que nunca sobrará tempo para aumentar o nosso amor”.


Neste livro, Edith Schaffer – esposa do grande teólogo, filósofo e pastor Fracis Schaffer – descreve as experiências e aprendizados que obteve em seus 48 anos de casamento.


Com seu jeito sincero e olhar gracioso sobre as mais variadas circunstâncias da vida matrimonial, ela expõe as alegrias e dificuldades que enfrentou, da época em que conheceu o homem que seria seu marido até a morte dele.

Um pequeno livro de 95 páginas, dividido em 22 pequenos capítulos, mas com profundos e amorosos conselhos sobre a confiança em Deus e sobre as belezas contidas no casamento.

Algo muito notável em seu primeiro capitulo é que tanto Edith quanto Francis foram atraídos um ao outro por seu desejo de conhecer mais a Deus. No entanto, ela deixa claro que nem o fato de ambos conhecerem a Deus pode nos fazer esquecer de que não existe ninguém perfeito, nem marido perfeito e nem esposa perfeita. Não existe nenhuma combinação perfeita de pessoas.

Por isso, em cada capítulo ela exorta em que tanto um como o outro devem se comprometer a dedicar tempo, esforço, imaginação e criatividade para fortalecer o relacionamento através dos anos.

Ela também aconselha, nós mulheres, a fazermos de nosso lar um lugar de produtividade e criatividade. Usar o que temos em mãos, seja pouco ou muito, para expressar nosso amor e gratidão a família que temos. 

E por último a autora nos orienta a fim de que nossa “vida comum” forme um museu de recordações. Em suas palavras: 

Alguém na família deve se conscientizar que as recordações são importantes e que o tempo terá valor dobrado quando reconhecermos que aquilo que fazemos hoje será a recordação de amanhã.

Em todas as páginas desse livro também somos questionadas a que tipo de recordações deixaremos ao partir?

Como nossa voz ecoará na mente daqueles que ficarem após nossa partida?

Opinião: Com relação ao livro, a única ressalva que tenho é em relação ao 3° capítulo. Trata-se de uma situação com um homem casado, que não descreverei aqui, mas creio que ao lerem muitas concordarão que era necessário uma posição mais firme sobre o assunto. Porém, isso não desmerece nem um pouco as riquezas contidas nessa obra.

Este livro, sem dúvida, trará a você reflexões necessárias sobre o casamento, mas perfeitamente aplicáveis em todas as áreas de sua vida.

  • Compartilhe:

Não deixe de ler também...

0 comentários